Unidade Currícular: Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Docente: Tiago Falcoeiras
Discente: Rute Nunes
Atividade 1 - A integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma opção ou necessidade?
As
TIC (tecnologias de informação e comunicação) consistem no tratamento da
informação articulado com os processos de transmissão e comunicação dessa mesma
informação. Este termo refere-se então ao conjunto da tecnologia informática
com a tecnologia das telecomunicações. Quando estas tecnologias são usadas para
fins educativos, nomeadamente, para apoiar e melhorar a aprendizagem dos alunos
e desenvolver ambientes de aprendizagem, podemos considerar as TIC como um
subdomínio da Tecnologia Educativa. Estas ainda representam um avanço na
educação à distância, onde os alunos têm possibilidade de se relacionar,
trocando informação e experiências. (O que são as TIC?)
Como
(Paz, 2008)
refere, existe ainda uma parte que mostra alguma resistência na utilização das
TIC, principalmente os mais velhos. Eles fundamentam a sua não utilização das
TIC pelo facto de não existirem mais-valias, pois a utilização das mesmas
implicaria a reformulação de conteúdos, estratégias e materiais didáticos e
também pela falta de material que existe nas escolas.
Por
outro lado, as gerações mais novas, que “já nascem” com telemóveis e
computadores nas mãos, a atitude das mesmas perante as TIC na educação é
bastante diferente, isto porque se verifica que os mais novos se sentem
entusiasmados não só na utilização das mesmas para fins lúdicos ou sociais, mas
também para fins formativos.
Não
podemos, porém, afirmar que as TIC substituem algumas capacidades como a de
interpretar e refletir sobre informação.
Sabemos
que as novas tecnologias incidem sobre diferentes dimensões educacionais, temos
por exemplo as plataformas criadas por professores, os fóruns, que permitem o
alargamento do espaço e tempo de aprendizagem para além da sala de aula. (Paz, 2008)
Em
última análise, caberá aos docentes a gestão da utilização das TIC pois todos
os alunos apresentam competências muito distintas.
Existem,
contudo, inúmeros fatores que dificultam a integração das TIC em sala de aula
pois deparamo-nos com a heterogeneidade das turmas e falamos neste caso de
alunos do ensino superior, apesar deste ser um processo inclusivo, existem
muitas vezes fenómenos como a infoexclusão ou a infofobia, constituindo assim
um obstáculo. É esperado que os alunos tenham um grau mínimo de literacia em
ambientes tecnológicos para que possam responder adequadamente ás exigências
que o uso das TIC exige. (Fidalgo, 2009)
A
utilização das TIC começa cedo nas escolas, hoje em dia, e em alguns casos até
as famílias são mobilizadas, onde os filhos encaram o papel de professores para
os pais e onde existe uma aproximação entre pais e professores que trabalham em
conjunto para educação das crianças.
No
entanto, é de salientar o facto de que a educação encara novos objetivos no
século XXI que não se verificam no século XIX numa sociedade industrial, “a
aprendizagem adquirida nas escolas representa uma parcela cada vez menos da
aprendizagem que se adquire no dia-a-dia”. (Figueiredo, 2000)
Por
outro lado, temos ainda escolas muito tradicionais que se apresentam mal
equipadas para responderem corretamente às exigências deste desafio. Neste
contexto os media aparecem como instrumentos promotores de aprendizagem.
No
século XIX, referido anteriormente onde a escola era vista com outros olhos e
onde os professores eram “peças mecanizadas do sistema” (Figueiredo, 2000) e o seu objetivo era cumprir sem desvio
o programa previamente definido.
As
TIC são uma necessidades nos dias de hoje, para a maior parte da pessoas estas
são encaradas como tal. Há quem não saia à rua sem telemóvel, porque caso isso
aconteça será a primeira coisa de que dará falta, no entanto poderá esquecer-se
da chave de csa porque não é um objeto importante para o dia-a-dia.
Chegámos
ao ponto de estar num café com um grupo de amigos e em vez de conversarmos
sobre o nosso dia e sobre os nossos interesses e trocarmos algumas ideias sobre
o assunto x ou y, cada um está vidrado no pequeno ecrã esquecendo-se daquilo
que nos rodeia e a rir-se para o telemóvel, perdemos completamente a noção de
que estamos rodeados de pessoas, estamos tão comprometidos.
As
TIC não deixam de ser uma mais-valia em determinadas situações, nomeadamente no
sistema educativo, mas será importante falar das vantagens quando conhecemos as
suas desvantagens, porque tudo tem os dois lados da moeda e isto não é exceção.
No
que diz respeito à educação, a integração das TIC representa um grande avanço e
facilidade, no entanto é necessário ajustar as aulas, o material didático e os
professores e alunos a estas “coisas modernas” pois como foi referido
anteriormente ainda existe uma grande parte que se mostra resistente e que
dificulta o sucesso destes novos métodos.
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