O que é um blog?
Como podemos utilizá-lo para fins educativos?
O que é um blog?
Como podemos utilizá-lo para fins educativos?
Blog ou weblog, segundo Gomes (2005) “uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar.” (Gomes, 2005, p. 311) . Coutinho (2006) ainda refere que, devido às suas ferramentas, os blogs “facilitam a criação, edição e manutenção de uma página na web.” (Coutinho, 2006) .
Segundo Gomes (2005), os blogs podem ser utilizados de duas formas distintas: como um recurso pedagógico ou como estratégica pedagógica. Segundo o autor, sendo utilizado da primeira forma apresentada, os blogs podem ser um espaço de acesso a informação especializada ou um espaço de disponibilização de informação por parte do professor; como estratégica pedagógica podem assumir o papel de um portefólio digital, de um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate – role playing ou um espaço de integração. Gomes (2005) defende que os blogs com audiência podem funcionar como um estímulo à reflexão e produção escrita, desde que exista uma orientação e acompanhamento nesse sentido, e que blogs com intuito educacionais devem ser utilizados como uma oportunidade para o desenvolvimento de múltiplas competências “associadas à pesquisa e seleção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da web” (Gomes, 2005, p. 313) . Através da análise dos resultados da experiência pedagógica apresentada por Coutinho (2007) que se desenvolveu a numa turma de futuros professores de Biologia e Geologia no âmbito de uma disciplina de Prática Pedagógica em que, durante um semestre, os alunos trabalharam e exploraram, do ponto de vista pedagógico e didático, diversas ferramentas da Web 2.0: blog, wiki e del.ici.ous, é possível verificar que os alunos que vivenciaram esta experiência acreditam que as referidas ferramentas têm enormes potencialidades educativas, que as mesmas ajudam a desenvolver a comunicação e a linguagem e que as pretendem utilizar nas suas futuras práticas profissionais. Coutinho ( 2007) refere ainda que os alunos envolvidos nesta experiência defendem que “as ferramentas de comunicação promovem a reflexão crítica e estimulam a criação de novas ideias, promovem também o trabalho cooperativo e colaborativo e, principalmente, a partilha do conhecimento.” (Coutinho & Junior, 2007, p. 203) .
Referências Bibliográficas
Coutinho, C. P. (2006). Utilização de blogues na formação inicial de professores:um estudo exploratório. Obtido em Setembro de 2016, de Repositório UM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6455/1/Artigo%20blogs%20SIIE06.pdf
Coutinho, C. P., & Junior, J. B. (16 de Novembro de 2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. Obtido em Setembro de 2016, de RepositórioUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica . VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Obtido em Setembro de 2016, de RepositórioUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
Após a análise do blog, encontramos alguns aspetos que devem de ser melhorados no mesmo.
ResponderEliminarRelativamente ao texto tivemos dificuldade em diferenciar o texto por palavras próprias das citações retiradas dos livros. Estas apesar de estarem apresentadas entre aspas e identificadas com o autor e a data/ano deveriam estar com um espaçamento maior que o texto em si e em formato itálico. Como por exemplo:
“As citações deveriam ser apresentadas assim.”(Autor;Ano)
Ainda no texto, verificamos que apresenta apenas um parágrafo, sendo que a professora pediu que o texto fosse dividido entre dois parágrafos, para assim se diferenciar os dois subtemas pedidos para este trabalho.
Em relação às referências, verificamos que estão mal indicadas. Estas encontram-se feitas como sendo um web site, no entanto ambos os documentos são retirados de dois livros, SIIE05 e SIIE'2007, logo as referências bibliográficas deviam de ser feitas como uma secção de livro.
Esperamos ter ajudado a melhorar o vosso blog. As colegas Magda Romão e Marisa Bação.