quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Concurso "Conta-nos uma história"

O concurso"Conta-nos uma história" teve a sua primeira publicação em 2009. Este consiste em histórias narrativas digitais e podem ser bons recursos em sala de aula.
Da primeira edição podemos salientar algumas histórias como por exemplo, "Menina do mar", "À procura de um amigo", "O velho, o rapaz e o burro", entre outras histórias que se encontram disponíveis - http://historias.dge.mec.pt/. 
Este concurso é realizado pelo Ministério da Educação (ME), que por sua vez, através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI).
Um dos objetivos desta iniciativa é impulsionar a criação de projetos que sejam desenvolvidos por escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), particularmente as tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
"Contar histórias" desempenha um papel com importância significativa na aprendizagem dos alunos não só no que diz respeito à aquisição de conhecimentos, competências e valores como também em atividades de carácter lúdico.
De acordo com a introdução da língua Inglesa no currículo do 1.º CEB, nos 3º e 4º anos, o consurso é expande-se também à língua inglesa nestes anos específicos. 
O titulo desta nova categoria - “Once Upon a Time..." e terá lugar na presente edição a decorrer, 
As histórias aprovadas em concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser histórias originais ou recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes. Poderão dispor de características humorísticas ou tradicionais, entre outras.
No entanto, em todos os casos, é necessário que a história abranja um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.  
Este projeto requer um prazo de entrega, critérios de avaliação, um júri e um prémio para os vencedores ,  em que serão apenas premiados os 3 melhores trabalhos de cada nível de ensino (pré-escolar; 1.º e 2.º anos e 3.º e 4.º anos), em cada uma das categorias (áudio e vídeo).

O concurso contempla dois formatos de projetos em cada uma das categorias: o formato áudio e o formato de vídeo.
Em formato áudio:
•    O trabalho final deve ser registado num dos seguintes formatos de áudio digital: mp3, wma, Ogg Vorbis e FLAC;
•    O ficheiro de áudio não deve exceder os 15 MB nem a duração máxima de 5 minutos de gravação. 
Em formato vídeo:
•    O trabalho final deve ser registado num dos seguintes formatos de vídeo digital: flv, mpeg e wmv;
•    O ficheiro de vídeo não deve exceder os 40 MB nem a duração máxima de 3 minutos de gravação;
•    As dimensões do vídeo devem ser, preferencialmente, 320*240 [3:4] ou 428*240 [16:9]. Caso contrário, estas serão ajustadas aos valores referidos, podendo a sua qualidade e visualização ficarem comprometidas.

Para proceder à inscrição neste projeto é necessário o preenchimento de um formulário disponível em http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-histori
As candidaturas formalizadas através deste formulário, serão as únicas aceites. Cabe então ao docente responsável por cada turma/equipa participante, preencher o formulário de inscrição online, assim como enviar o trabalho final; Este deverá garantir ainda a autorização, por parte dos Encarregados de Educação, da participação dos alunos envolvidos neste concurso.  

Os objetivos deste concurso são: a promoção da tecnologia digital no desenvolvimento das literacias; Promoção da leitura, da criatividade; Desenvolver e aprofundar, nos alunos participantes, a expressão escrita e/ou a competência de leitura expressiva, no caso de alunos escreventes, e a criatividade oral, no caso de alunos da educação pré-escolar; Envolver os participantes no conto ou reconto colaborativo de histórias;  Promover a utilização dos recursos educativos e a utilização da biblioteca escolar; Divulgar e partilhar com a comunidade educativa os recursos educativos desenvolvidos nas várias escolas;  Promover a ligação com a comunidade envolvente.  Desenvolver competências linguísticas em língua inglesa; Promover o gosto pela literatura infantil em língua inglesa.
O concurso dirige-se a grupos de crianças de estabelecimentos de educação e alunos da educação básica, públicos e privados.
O concurso contempla quatro categorias de candidatura: em Língua Portuguesa, Educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico e em Língua Inglesa o 3º e 4º ano do Ensino Básico.

 Referências: 

"Conta-nos uma história!". (2016/2017). Lisboa, Portugal. Obtido em 07 de dezembro de 2016, de http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia






Sem comentários:

Enviar um comentário