sábado, 17 de dezembro de 2016

Atividade 3

Esta terceira reflexão incide sobre as aplicações que uma emissão televisiva, poderá ter no estudo da Língua Portuguesa numa determinada faixa etária. 
A faixa etária escolhida por mim para a realização deste trabalho, foi o pré-escolar (dos 0 aos 3 anos) como estou a fazer o blogue sozinha, apenas tinha a hipótese de escolher a faixa etária com a qual realizei o meu primeiro momento de estágio.
Esta é a idade em que a criança desenvolve a sua memória, começa a ter noção do bem e do mal e torna-se consciente, compreendendo uma variedade de ações e palavras. Os desenhos animados são uma ferramenta importante em todas estas descobertas que vão acontecendo ao longo do tempo. 
O filme escolhido por mim é a "A Idade do Gelo", o primeiro filme. Este poderá ser adequado ao pré-escolar, pois é um filme de animação e tem animais, algo que as crianças costumam gostar muito. 
A mensagem deste filme é também muito importante para as crianças, para que elas consigam lidar com as diferenças desde cedo, apelando assim para isso mesmo, não importa quem ou como somos, podemos relacionar-nos com toda a gente. Neste caso, temos um tigre, um mamute e uma preguiça, três animais completamente distintos que acabam por ter uma grande e forte amizade. 
Por serem ainda muito pequenas, isto pode dificultar as atividades no âmbito da Língua Portuguesa pois estas crianças não sabem nem ler nem escrever. No entanto, podemos trabalhar outras áreas da Língua Portuguesa associadas à memória por exemplo e à capacidade de recontar a história, podemos fazer jogos que enriqueçam o vocabulário das crianças, entre outros. 
Não nos podemos porém, centrar-nos apenas em situações que desenvolvam a oralidade mas sim, que possam promover um primeiro contato com a linguagem escrita, ao mesmo tempo. 
As duas atividades escolhidas por mim, após o visionamento do filme são as seguintes:
Na primeira, a Educadora apresenta um cartão com uma imagem de personagens aleatórias, mesmo de outros filmes, e as crianças terão de dizer se pertencem ou não ao filme que acabaram de ver. Se sim, terão de dizer o nome personagens. Isto desenvolve a sua memória e ao mesmo tempo a interpretação da história. Assim conseguem ter noção das personagens existentes e da importância das mesmas no filme em questão.
A segunda atividade requer também o visionamento do filme, pois as crianças terão de fazer um pequeno resumo do filme oralmente utilizando os cartões com as personagens para as identificar. 
Podemos a partir desta, avaliar a capacidade de síntese de cada criança e se a mesma esteve atenta ao filme, se consegue identificar corretamente as personagens, se percebam a ligação entre as mesmas. 
Outra atividade que poderia ainda ser proposta, podemos relacionar com a primeira, onde as crianças identificam as personagens através das suas imagens e depois a educadora coloca por cima das mesmas o nome dos animais para que as crianças comecem também a ter contato com a língua escrita, com as letras e com o som das mesmas. 
Mesmo que a criança não saiba ler é muito importante que ela tenha contato com as letras, com palavras, com frases para que comece a reconhecer as mesmas e os seus sons, como soam quando as dizemos, a diferença entre a escrita e a oralidade. Desta maneira pode também aprender de uma forma lúdica através de jogos, músicas, filmes, desenhos animados, entre outros. 

Escolhi este filme, porque é dos filmes de animação que gosto mais, pois apesar de ser para o pré-escolar, e eles ainda não terem capacidade para retirar uma mensagem, a deste filme é muito bonita e deve ser transmitida às crianças. A importância das diferenças, da família, da união da mesma, do trabalho de equipa, o saber que ninguém ocupa o lugar de ninguém, toda a gente tem o seu papel e a sua função e é importante e especial à sua maneira. Saber que devemos respeitar o outro e devemos ouvi-lo, para que o façam connosco. 
É um filme com muito humor e que geralmente as crianças gostam, as personagens têm características muito específicas e engraçadas. Têm personalidades muito diferentes  o que as torna únicas e especiais. Ao longo dos outros filmes, a família vai crescendo e vai se tornando cada vez mais forte e unida. Considero que a minha escolhia seria aceite pelas crianças facilmente e que iriam ver o filme sem grandes problemas.

Trailer do filme:



Sem comentários:

Enviar um comentário